JORNAL O PROGRESSO
CNPJ 07.527.960/0001-53
RUA JOSÉ ALVES DE ABREU, N 20, TEJUCO
TELEFAX(32) 33734311 ou (32) 84244418
email: jornaloprogresso@bol.com.br ou robertoviriato@gmail.com
PARA LER AS NOTÍCIAS : ACESSE A PESQUISA GOOGLE JORNAL O PROGRESSO SÃO JOÃO DEL REI MG
SINDICALIZADO NO SINDIJORI REG. 435 ( SINDICATO DE JORNAIS DE MG )
INSCRIÇÃO MUNICIPAL: 4585505
INSCRIÇÃO ESTADUAL ISENTO
Postado por Roberto Viriato | | | 0 comentários »

Saúde


O poder das cores na salada: saiba como elas ajudam o corpo

A cor avermelhada está presente nos alimentos devido ao licopeno, um pigmento que atua como antioxidante. Entre as opções de alimentos nessa colocação estão o tomate, a beterraba e o pimentão vermelho


Hormônio que bloqueia sensação fome volta a ser estudado no combate à obesidade

A leptina, um hormônio que extingue a sensação de fome entre pessoas com boa saúde, poderá ser eficaz para os obesos, segundo pesquisa realizada com cobaias e que teve os resultados publicados nesta terça-feira (6).
A descoberta desse hormônio, há cerca de dez anos, havia gerado grandes esperanças na luta contra o excesso de peso e a obesidade. O hormônio regula as reservas de gorduras no organismo.
Mas a euforia durou pouco --até os cientistas descobrirem que a leptina era ineficaz entre os obesos devido a uma resistência a seus efeitos.
"A maior parte dos humanos obesos são resistentes à leptina, uma vez que seu cérebro bloqueia seus efeitos", destaca o Dr Umut Ozcan, da faculdade de medicina da Universidade de Harvard, um dos autores do estudo divulgado no jornal "Cell Metabolism".
Mas, quando ele e sua equipe trataram ratos obesos, submetidos a uma dieta rica em gorduras, com um ou outro medicamento --os chamados Buphenyl (4-PBA) e ácido tauroursodesoxicólico (TUDCA), esses animais viram sua sensibilidade aos efeitos da leptina se multiplicarem por dez.
Todos os ratos, então, perderam peso, mesmo se continuassem a ingerir alimentos ricos em gordura, afirmam os cientistas.
"Se o experimento com os ratos der certo com os seres humanos, há possibilidade de tratamento da obesidade", afirmou Ozcan.
O Buphenyl é prescrito para tratar disfunções do fígado e a fibrose cística.
O TUDCA é usado há séculos na medicina chinesa tradicional e aplicado para curar doenças hepáticas.

Riscos à saúde: evite ficar muito tempo no computador

Olhos ressecados Cansaço visual Pescoço tensionado

Coluna curvada Tendão lesionado


Barriga saliente Inchaço nas pernas


Os olhos ficam ressecados: o número de piscadas cai até 30% durante o trabalho em frente ao computador. Assim, ocorre uma rápida evaporação do filme lacrimal, uma fina camada de água que recobre os olhos. A córnea, então, fica seca. Daí, o olho pode ficar irritado, já que há menos proteção. Qualquer partícula de poeira causa incômodo e a visão pode ficar embaçada.

Esporte


Suposto vazamento da lista de sedes da Copa irrita presidente da CBF

O anúncio das cidades que irão sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014 será apenas neste domingo, mas na última sexta-feira uma lista com as supostas escolhidas foi publicada em um blog. A informação agitou os bastidores e irritou o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do comitê organizador do Mundial, Ricardo Teixeira.Um interlocutor do dirigente exprimiu o sentimento de Teixeira. Segundo ele, o temperamento do presidente da CBF poderia até provocar uma mudança de última hora na lista de cidades escolhidas, apesar de essa possibilidade ser encarada apenas como uma ameaça, com poucas chances de ser concretizada.
Pela suposta lista que vazou à imprensa, as cidades escolhidas seriam Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP). Dessa forma, Belém (PA), Campo Grande (MS), Florianópolis (SC), Goiânia (GO) e Rio Branco (AC) ficariam fora.Neste sábado, Ricardo Teixeira participou da reunião do conselho executivo da Fifa realizada no período da tarde, no hotel Atlantis, o mesmo em que acontecerá o anúncio das sedes. O dirigente, no entanto, não quis comentar o teor do encontro ou dar informações sobre a escolha para a Copa do Mundo de 2014.
Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s):
CBF - Confederação Brasileira de FutebolRicardo Teixeira
Fifa - Federação Internacional de Futebol
Joseph Blatter
Atlético-MG



Programa do Governo de Minas beneficia assistência social

O governador Aécio Neves lançou na última quarta-feira, 27, a "Energia do Bem", ação conjunta do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedese), Cemig e Servas, para beneficiar entidades de assistência social de todo o Estado. As instituições receberão equipamentos como aquecedores solares, geladeiras, chuveiros e lâmpadas econômicas e recuperadores de calor. Ao todo serão investidos R$23,5 milhões, recursos do programa Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), implementado pela Cemig. O investimento feito pela estatal mineira segue a normatização da Aneel, para ações de assistência social.



ESTAÇÃO DA MÚSICA

A Secretaria Municipal de Turismo e Cultura comunica que a partir do dia 06.de junho, na praça da Estação dará início ao projeto "Estação da Música".
Este projeto tem por objetivo proporcionar aos turistas e sãojoanenses um sábado de lazer na praça ao som de bandas musicais. ESTAÇÃO DA MÚSICA acontece todo primeiro sábado de cada mês, das 17:30 às 19:00 h na praça da Estação Ferroviária. E para dar início ao projeto, teremos a apresentação da banda municipal Santa Cecília.

Realizações da Secretaria de Cultura e Turismo em 2009

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo informa as atividades realizadas nos quatro primeiros meses de 2009:

• Execução do ICMS Cultural;
• Planejamento para execução do Carnaval de 2009. Reestruturação do carnaval de rua, com marchinhas. Divulgação total TV Panorama, Jornal Nacional, TV Alterosa, outdoor, distribuião material gráfico em todos os veículos de comunicação e trades turísticos da cidade, lançamento do nosso Carnaval em Belo Horizonte, em parceria com a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, outdoors, Apoio dos blocos, Escolas de Samba. Realização de reuniões para captação de patrocínios.
• Curso de Gestão Cultural – Agir e Pensar com a Cultura;
• Planejamento do Carnaval de 2010, reunião com AESBRA e com os blocos (criação da Liga dos Blocos);
• Parceria com Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais;
• 1º Encontro Gastronômico do Núcleo Setorial Alimentação fora do Lar;
• Apoio ao evento “Conexão Vivo”;
• Curso de Condutor de Turismo FAT;
• Planejamento para execução do evento “Biker Minas” Corrida de Aventura;
• Apoio para a realização do Fogo Simbólico;
• Apoio ao filme “A Professora Muito Maluquinha”;
• Participação no 2º Salão de Turismo em Belo Horizonte, levando material turístico da cidade para divulgação;
• Participação no lançamento do projeto “Terras Livres” em comemoração ao Centenário do nascimento do Ex-Presidente Tancredo Neves;
• Parceria com a UFSJ no Inverno Cultural;
• Participação no FORBEI (Estudos de Intercâmbio) do Ministério do Turismo;
• Encontro na ACI com a Associação de Moradores para realização da Festa de São João em junho;
• Apoio ao evento Guia Folia
• Projeto “Conhecer para Preservar”;
• Apoio ao projeto “Unidos da Lata”;
• Noites Seresteiras;
• Revitalização da Rua da Zona;
• Portais;
• Evento “Noite Claro”;
• MIIB (Projeto de Música Instrumental);
• Festival dos Queijos;
• Projeto “Bandas” – patrimônio musical de São João del-Rei;
• Participação no Seminário “Patrimônio. Memória, oralidade e acervo”;
• Criação da Ciclovia;
• Formação do “Convention Boureau”;
• Envio de projetos junto ao Ministério da Justiça e junto ao IPHAN;
• Levantamento do Inventário Turístico;
• Apoio ao Jubileu do Divino;
• Elaboração da I Jornada Mineira do Patrimônio Cultural;
• Apoio ao III Indaba de Ramos e Institucional (Escoteiros);
• Projeto de Revitalização e embelezamento do entorno da linha férrea;
• Apoio institucional ao Centro Vocacional Tecnológico;
• Apoio ao Festival Sertanejo;

Cláudio Braga
Assessoria de Imprensa


Convite

A população tem direito a informação, a serviço de qualidade e a manifestação de seus interesses. Por isso, estão sendo realizadas desde o dia 16 de maio as Pré-Conferências de Assistência Social, que têm o objetivo de discutir a Política de Assitência Social no município.
A III Pré-Conferência, será realizada dia 20 de junho de 2009, de 8h às 12h, no Teatro do campus Santo Antônio da UFSJ.
As inscrições serão feitas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Promoção Humana no local.

Informações pelo: 3379-1526, de 8h às 17h (manhã: Geunice; tarde: Nara).


Cláudio Braga
Assessoria de Imprensa


PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA

Em reunião no gabinete do Sr. prefeito municipal de São João del-Rei, no dia 26 de maio de 2009, foi assinado o termo de adesão ao Programa Minha Casa Minha vida (MCMV).
Este programa foi lançado em nível nacional em Brasília no dia 25 de março de 2009. É um programa federal que tem como objetivo reduzir em 14% o déficit habitacional brasileiro, estimado no país em 7,2 milhões de moradias.
O programa tem como público alvo a população com renda familiar até 10 salários mínimos e utiliza subsídios, condições especiais e parcerias com o governo estadual e municipal para ser operacionalizado.
O agente financeiro e operador do MCMV é a Caixa Econômica Federal. Estão sendo firmadas em todo país parcerias a fim de executar o programa.
O MCMV( Minha Casa Minha Vida) divide os mutuários em 3 grupos a partir da faixa de renda: até 3 salários mínimos; mais de 3 até 6 salários; e mais de 6 até 10 salários mínimos. As prefeituras estabelecerão parceria com a Caixa a fim de gerenciar a faixa de até 3 salários mínimos. Os demais grupos deverão procurar diretamente as agências da Caixa.
Na faixa de até 3 salários mínimos, os mutuárisos pagarão a prestação mínima de R$ 50,00 e o valor máximo não ultrapassará 10% da renda familiar, num período de 10 anos.
Em São João del-Rei, a adesão ao programa foi asinada entre a Prefeitura e a Caixa Econômica Federal, em 26/05/09, oficializando o interesse do Município na participação do MCMV.
Posteriormente a prefeitura deverá indicar um local para a construção das casas e divulgará os critérios de seleção de candidatos (que ainda serão definidos pelo Governo Federal) e datas de inscrição para os interessados em participar do Programa em São João del-Rei. Portanto, a Prefeitura ainda não está recebendo inscrições.
A partir da assinatura do ato de adesão ao MCMV(Minha Casa Minha Vida), o município demonstra todo o seu interesse e declara o comprometimento e o empenho em atender a população de baixa renda, reduzindo o déficit habitacional, através da construção de casas para a população socialmente mais vulnerável.

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA PMSJDR
Cláudio Braga


Novas Empresas Juniores na UFSJ

Cursos de Ciências da Computação, Arquitetura e Engenharia de Produção dão primeiros passos para implantação de empresas juniores
No último dia 27 de abril, estiveram na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) o gerente de relacionamento coorporativo da Federação das Empresas Juniores do Estado de Minas Gerais (Fejemg), André Guimarães Telles, e o diretor de relações públicas da UFMG Informática Júnior, Igor Rafael de Assis Costa. Ambos vieram a convite do professor do Curso de Ciências da Computação da UFSJ, Leonardo Rocha, para realizar palestra sobre implantação e funcionamento de empresas juniores (EJs). As empresas juniores são associações civis sem fins lucrativos e com objetivos educacionais, onde todo recurso recebido pelos serviços executados é reinvestido na própria empresa e na capacitação de seus participantes.
O professor do curso de Ciências da Computação, Leonardo Silvestre, que foi diretor de empresa júnior durante sua graduação na Universidade Federal de Viçosa (UFV), frisa que, além da prática profissional, os membros das EJs participam de palestras, encontros, minicursos e outros treinamentos que “completam suas formações”.
Igor Rafael apresentou, na palestra, modelos de estatutos, experiências próprias e dicas de funcionamentos de EJs, para orientar os alunos dos cursos de Ciência da Computação, Arquitetura e Engenharia de Produção, que estão criando suas respectivas empresas juniores.
Essas se juntarão às outras cinco já existentes na UFSJ, a Sempre, do curso de Economia, a Ômega Júnior, de Engenharia Mecânica, a Dinâmica do curso de Administração, a Egel da Engenharia Elétrica e a Perfil, que é formada por alunos do Curso de Psicologia.
Presente na palestra, o aluno de Ciências da Computação da UFSJ, Thomaz Yuji diz que sua participação na empresa júnior vai permitir adquirir experiências para atingir seu objetivo depois de formado, que é de montar sua própria empresa. Já Luiz Oliveira, também da Computação, comenta que o intercâmbio de informações entre as empresas juniores já funcionam há mais tempo, e as que estão em desenvolvimento, fortalece a estrutura das que estão iniciando o processo de implantação.
André Telles palestrou sobre a importância da filiação das empresas juniores já implantadas na UFSJ à Fejemg. “Com isso, a UFSJ poderá ter lugar de destaque entre os grandes centros mineiros nesse setor, como a UFMG, UFJF e UFV”, afirmou. Uma das vantagens da filiação à Fejemg é que os alunos da UFSJ receberão contatos para seleções de programas de trainee, facilitando a inserção dos mesmos no mercado de trabalho.
A criação dessas novas empresas juniores na UFSJ surgiu do interesse dos alunos e do apoio dos professores Leonardo Rocha, Elisa Rocha, e Leonardo Silvestre, todos do curso de Ciências da Computação, contribuindo para o fortalecimento da instituição como pólo nessa área.
Segundo Leonardo Rocha, “esse tipo de experiência compensa a formação predominantemente acadêmica das universidades brasileiras, disponibilizando aos graduandos uma ótima oportunidade de colocarem em prática os conhecimentos teóricos antes de se formarem, aumentando as chances de ingresso no mercado de trabalho”.
A professora Elisa prevê que “a partir do segundo semestre deste ano, quando os novos cursos já estiverem em suas sedes definitivas, as empresas juniores de Engenharia de Produção, Arquitetura e Ciências da Computação já estarão em funcionamento”.


INDICAÇÃO DO VEREADOR GILBERTO LUIZ DOS SANTOS
INDICAÇÃO N 194/09
SENHORA PRESIDENTE

O VEREADOR QUE A ESTA SBSCREVE REQUER DE V.EX;APÓS TRAMITAÇÃO LEGAL AO PLENÁRIO ENCAMINHAR OFÍCIO AO SECRETÁRIO MUNICIPAL DE OBRAS JOÃ MADALENA ,SOLICITANDO-LHE PATROLAMENTO E ENCASCALHAMENTO,SITIODA PRAIA NA PONTE DO CÓRREGO GRANDE,SITUADO NO DISTRITO DEARCANGELO,EXTRADA QUE SEQUE PARA O CEDRO.
SALA DE REUNIÕES ,19 DE MAIO DE 2009

INDICAÇÃO N 204/09
SENHORA PRESIDENTE

O VEREADOR QUE A ESTA SBSCREVE REQUER DE V.EX;APÓS TRAMITAÇÃO LEGAL AO PLENÁRIO ENCAMINHAR OFÍCIO AO SR. PREFEITO MUNICIPAL,SOLICITANDO DO MESMO INSTALAÇÃO DE UM POSTE NA RUA EDGAR JOSÉ LUIZ 38-ÁGUAS FÉRREAS-TEJUCO.
SALA DE REUNIÕES ,19 DE MAIO DE 2009

INDICAÇÃO N 203/09
SENHORA PRESIDENTE

O VEREADOR QUE A ESTA SBSCREVE REQUER DE V.EX;APÓS TRAMITAÇÃO LEGAL AO PLENÁRIO ENCAMINHAR OFÍCIO AO SR. PREFEITO MUNICIPAL,JUNTO AO SR.SECRETÁRIO MUNICIPAL DE OBRAS,SOLICITANDO-LHE,O QUE SE SEGUE:
- 756M DE CALÇAMENTO PARA A RUA ALFREDO MOREIRA SOUZA –SR.DOS MONTES
- COLOCAÇÃO DE MATA-BURROS COM GRADES,NO DISTRITO DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE ,COMUNIDADE DE CAXAMBU E DO FÉ.
SALA DE REUNIÕES ,19 DE MAIO DE 2009




INDICAÇÃO DA VEREADORA APARECIDA MARIA DOS SANTOS
INDICAÇÃO N 206/09
SENHORA PRESIDENTE

A VEREADORA QUE A ESTA SBSCREVE REQUER DE V.EX;APÓS TRAMITAÇÃO LEGAL AO PLENÁRIO ENCAMINHAR OFÍCIO AO SR. PREFEITO MUNICIPAL NIVALDO JOSÉ DE ANDRADE, QUE COLOQUE UMA LUMINÁRIA NA RUA JOSÉ VALENTIM EM FRENTE A MERCEARIA DO FERNADDO.
OBS EXISTE NO LOCAL UMA,MAS ELA NÃO ATENDE O SUFICIENTE.
SALA DE REUNIÕES 19 DE MAIO DE 2009

INDICAÇÃO N 199/09
SENHORA PRESIDENTE

A VEREADORA QUE A ESTA SBSCREVE REQUER DE V.EX;APÓS TRAMITAÇÃO LEGAL AO PLENÁRIO ENCAMINHAR OFÍCIO AO SECRETÁRIO DE OBRAS JOÃ TRINDADE GOMES NETO QUE FAÇA UMA CAPINA NA RUA JOSÉ VALENTIM E VERIFICAÇÃO DE UM BUEIRO NA RUA SANTO ANTÔNIO PERTO DA CAPELA.


OBRAS DO DAMAE

A PEDIDO DA VEREADORA APARECIDA MARIA DOS SANTOS A REPORTAGEN DO JORNAL O PROGRESSO ESTEVE LÁ RUA OURO ONDE O DAMAE ESTÁ REALIZANDO O CONSERTO DO ESGOTO QUE ESTAVA VASANDO E O CONSERTO DAS RUAS
A VEREADORA APARECIDA DISSE QUE JÁ TINHA UM MÊS QUE ELA TINHA FEITO O PEDIDO E QUE ESTÁ SENDO MUITO BEM ATENDIDA PELA PARTE DO NIVALDO E PELA PARTE DO JORGE HANNAS ESTÃO FAZENDO O CONSERTO DA RUA LAVRAS VAI ATENDER A TODOS OS PEDIDOS MAIS TEM QUE SER AOUS PORQUE A VERBA É POUCA VAI ASFALTAR O ALTO DAS MERCÊS , ARRUMAR UM JARDIM LÁ NA VITÓRIA VAI AUMENTAR UM CANO PARA AUMENTAR A ÁGUA.E OS CABINHOS QUE TEM NO ALTO DO CRUZEIRO TAMBÉM PARA SER ARRUMADO .
AGRADEÇO AO PESSOAL QUE ESTÁ TRABALHANDO NA OBRA AO PREFEITO NIVALDO E O DIRETOR DO DAMAE JORGE HANNAS .


Câmara de Vereadores debate decoro parlamentar

A Câmara de Vereadores de São João del Rei voltou a tratar do tema decoro parlamentar na última sessão ocorrida na terça-feira, 26. Os legisladores do município apresentaram a resolução no 1.786 que dispõe sobre as normas relativas à ética e ao decoro parlamentar, tipifica condutas e disciplina relativas à apuração dos fatos atentatórios a ética e ao decoro.
Durante a votação da resolução, a vereadora Silvia Fernanda de Almeida (PMDB) se retratou e pediu desculpas pelas declarações feitas a pouco mais de um mês quando ela entrou em atrito com o vereador Mauro Alexandre Carvalho Duarte (PSDB) ao fazerem as discussões do projeto de lei no 5.624 que dispunha sobre a preservação do patrimônio da Câmara. Para o vereador Mauro, que foi citado, as desculpas foram prontamente aceitas. "Nós como vereadores temos que aceitar opiniões bem como ideologias diferentes".
Em relação à resolução, o projeto foi adiado pela vereadora Vera Lúcia Gomes de Almeida (PT), a Vera do Polivalente. Segundo a vereadora, o pedido foi para uma análise mais aprofundada da resolução. "Isto está mais ou menos relacionado com o criação do Código de Ética da Casa e mudanças para o Regimento Interno. Acredito que temos que ter um diálogo maior e achar uma maneira para convergir as idéias para um bem comum", afirmou.

0 comentários