JORNAL O PROGRESSO
CNPJ 07.527.960/0001-53
RUA JOSÉ ALVES DE ABREU, N 20, TEJUCO
TELEFAX(32) 33734311 ou (32) 84244418
email: jornaloprogresso@bol.com.br ou robertoviriato@gmail.com
PARA LER AS NOTÍCIAS : ACESSE A PESQUISA GOOGLE JORNAL O PROGRESSO SÃO JOÃO DEL REI MG
SINDICALIZADO NO SINDIJORI REG. 435 ( SINDICATO DE JORNAIS DE MG )
INSCRIÇÃO MUNICIPAL: 4585505
INSCRIÇÃO ESTADUAL ISENTO
Postado por Roberto Viriato | | | 0 comentários »

Cãmara municipal de são joão del rei minas gerais

INDICAÇÃO DA VEREADORA APARECIDA MARIA DOS SANTOS
Indicação 225/09

Senhora presidente,

A vereadora que a esta subscreve, requer de v.exa ;após tramitação legal ao plenário, encaminhar oficio ao prefeito municipal Nivaldo José de Andrade junto ao SR..João madalena ,secretário municipal de obras,para que seja realizada serviço de capina e operação tapa-buracos nas seguintes rua Geraldo Teodoro de Resende
Bairro são Caetano – Tejuco

Sala das reuniões, 16 de junho de 2009

Vereadora Aparecida Santos


Estudo revela que chá verde pode reduzir câncer de próstata

O consumo de chá verde pode reduzir o avanço do câncer de próstata, segundo um estudo divulgado hoje pela revista científica "Cancer Prevention Research".
De acordo com os cientistas do Centro Oncológico Feist-Weiller, do Centro de Ciências da Saúde da Universidade da Louisiana, no sul dos Estados Unidos, o efeito do chá verde foi demonstrado na redução dos marcadores que indicam o avanço da doença.
"O agente usado nos testes, o polifenol, pode ter o potencial de reduzir a incidência e o avanço do câncer de próstata", disse James Cardelli, professor de pesquisas do Centro Oncológico.
Depois da água, o chá preto ou verde é a bebida mais consumida no mundo.
Vários estudos sugeriram que seus polifenóis antioxidantes poderiam reduzir o avanço não só do câncer de próstata, mas também de intestino, de esôfago e o de pele.Essas mesmas pesquisas assinalaram que o chá também contribui para prevenir a formação de coágulos e para reduzir os níveis de colesterol.
O estudo analisou 26 homens, de 41 a 72 anos, diagnosticados com o câncer e que iam ser submetidos a uma prostectomia radical.
Antes da intervenção cirúrgica, os pacientes consumiram quatro cápsulas de polifenol, equivalentes a 12 xícaras de chá verde concentrado.
Os resultados mostraram uma grande redução dos marcadores. Em alguns, essa redução foi superior a 30%, indicou o estudo.
"Estes estudos são só o começo e ainda há muito a fazer", disse Cardelli.
O cientista acrescentou que, no entanto, sua pesquisa pôde demonstrar que "o uso do polifenol do chá deveria ser mais explorado, sozinho ou combinado com outras substâncias usadas no tratamento do câncer, para evitar sua aparição ou recaída".

SIP elogia fim de obrigatoriedade do diploma de Jornalismo


Miami, 19 jun (EFE).- A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) expressou hoje sua satisfação pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que extinguiu a obrigatoriedade do diploma universitário de Jornalismo para exercer a profissão no Brasil.
Ontem, o STF aboliu uma decisão de 1969 que exigia dos jornalistas a posse de uma formação universitário em Jornalismo, "obrigando-os a pertencer a uma associação ou colégio profissional para poder desempenhar o ofício", informou a SIP em comunicado.
Liderados pelo presidente do STF, Gilmar Mendes, os juízes consideraram, por oito votos a um, a imposição como "inconstitucional e uma ingerência direta na liberdade de expressão", diz a organização, sediada em Miami.
O presidente da SIP, Enrique Santos Calderón, do jornal colombiano "El Tiempo", expressou "a mais profunda satisfação por este velho anseio a favor de um jornalismo plural e diverso, que não pode discriminar ninguém por sua condição a exercer a liberdade de expressão e de imprensa, um direito humano fundamental de cada ser humano".
Já Robert Rivard, presidente da Comissão de Liberdade de Imprensa e Informação da SIP, do jornal americano "San Antonio Express News", acrescentou que a organização trabalha por um jornalismo cada vez mais profissional e responsável.
"Não estamos contra um título universitário nem de uma entidade profissional, pelo contrário, mas consideramos que esses requisitos não podem ser obrigatórios", manifestou.
Mendes diz que registro de jornalista perdeu o sentido e que outros diplomas vão cair
O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Gilmar Mendes, afirmou nesta sexta-feira que não há mais sentido exigir o registro de jornalista depois que a Suprema Corte acabou com a obrigatoriedade do diploma.Segundo ele, a decisão vai motivar a desregulamentação de outras profissões. "Esse registro na verdade perde o sentido. Aquilo que eventualmente exigir o registro não terá nenhuma força jurídica", disse o ministro em evento em São Paulo.Mendes disse que outras dúvidas motivadas pela decisão do STF causarão novos embates. Ele afirmou ainda que a queda do diploma abre um "caixa de pandora". "Ela vai suscitar outros debates em relação a outras profissões regulamentadas."
O ministro evitou citar essas profissões, mas disse que mais diplomas vão cair. "Certamente, na mesma linha, o tribunal vai dizer que outras profissões que não precisam de aporte científico-técnico específico para serem exercidas também não devem ser regulamentadas. Vai ser um modelo de desregulamentação a partir dessa decisão."
Ele disse também não acreditar que o Congresso edite uma lei reabilitando o diploma. "A leitura da Constituição impede essa exigência."
Ontem, o deputado federal Miro Teixeira (PDT-RJ) afirmou que poderá propor ao Congresso um projeto de lei para regulamentar a profissão de jornalista, após ouvir os representantes da sociedade civil e entidades do setor."Acho que nós podemos repensar o assunto. Assim que ouvir uma manifestação da Fenaj [Federação Nacional dos Jornalistas], vou procurar me posicionar, porque imagino haver um campo para se construir um projeto de lei, com uma regulamentação que esteja dentro dos balizamentos contidos nos votos dos ministros do Supremo Tribunal Federal", afirmou.
FGTS e PDV sacados durante casamento devem ser partilhados no divórcio, diz STJ
O STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu na última terça-feira (16) que valores relativos a plano de demissão voluntária (PDV) e ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) adquiridos durante casamento sob o regime de comunhão universal de bens devem ser partilhados no divórcio. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (19). A decisão, que é válida no caso de valores recebidos por um dos cônjuges a título de indenização trabalhista, deverá ser aplicada em casos semelhantes a uma ação ocorrida no Rio Grande do Sul. Após a separação de um casal, em novembro de 1996, o ex-cônjuge requereu a partilha dos valores recebidos pela ex-mulher, sustentando que as verbas recebidas na constância do casamento sob o regime de comunhão universal devem ser partilhadas com fundamento no artigo 265 do Código Civil de 1916.Tanto o juízo de primeiro grau quanto o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul afastaram do monte divisível os valores relativos ao FGTS e ao PDV, considerando incomunicáveis os frutos civis do trabalho ou da indústria de cada cônjuge.Entretanto, os ministros da 4ª Turma do STJ consideraram o argumento do ex-cônjuge, que terá o direito de receber a quantia cujo valor não foi divulgado. A decisão ainda é passível de recurso


Obrigatoriedade não é sinônimo de credibilidade, diz jornalista


A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que suspende a obrigatoriedade do diploma de jornalismo para o exercício da profissão, anunciada quarta-feira (17) em Brasília, divide opiniões de jornalistas ouvidos pela Agência Brasil. Segundo Edith Elek, editora em São Paulo, a credibilidade da informação não depende de uma faculdade. "A credibilidade é conquistada quando se demonstra competência, cultura e interesse, não só no jornalismo como em qualquer profissão", afirma.
Ela diz que a ética "se aprende na vida" e que é mais importante que o jornalista tenha uma boa formação do que um simples diploma. "Para quem tem habilidade, as técnicas de jornalismo são fáceis de serem aprendidas. Acho que os jornalistas devem ter algum diploma universitário, mas não necessariamente jornalismo".
Para Clóvis Rossi, "não há faculdade no mundo capaz de preparar quem quer que seja para a miríade de temas que a profissão coloca na pauta dos jornalistas". Segundo ele, a ética pode ser aprendida em qualquer faculdade. "Seria prepotência demais dos professores de jornalismo - e dos jornalistas - achar que detêm o monopólio da ética", completa.
Na opinião de José Hamilton Ribeiro, a não obrigatoriedade do diploma pode significar um retrocesso na profissão. "Antigamente, os repórteres eram recrutados na redação do jornal: motoristas, faxineiros, lixeiros, office boys, enfim, pessoas que conheciam a 'patotinha' e viravam jornalistas", comenta.
Ribeiro informa que uma pesquisa do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, de 1997, mostrou que 19 profissionais reconhecidos como jornalistas pelo próprio sindicato eram analfabetos. "As pessoas trabalhavam por um prato de comida", lembra.
Para ele, a decisão do STF foi "confusa". "Eles [os ministros] confundiram liberdade de expressão com exercício profissional. Liberdade de expressão é praticada por sindicatos, por um Judiciário independente e não por jornalistas, que cumprem ordens de suas empresas", disse.


INDICAÇÃO DO VEREADOR GILBERTO LUIZ DOS SANTOS (LIXEIRO)

INDICAÇÃO 220/09
Senhora presidente,

O vereador que a esta subscreve, requer de v.exa ;após tramitação legal ao plenário, encaminhar oficio ao prefeito municipal, solicitando do mesmo instalação de postes para a rua José Balbino dos Santos Filho, com a rua Mário Mazoni – Tejuco

Sala de reuniões , 16 de junho de 2009
Gilberto Luiz dos Santos (VEREADOR)

REQUERIMENTO 221/09

SENHORA PRESIDENTE,

O vereador que a esta subscreve de v.exa; após tramitação legal ao Plenário,encaminhar ofício ao Sr. João Madalena, secretário de obras , solicitando-lhe,junto ao departamento de transporte , a instalação de um semáfaro enfrente a igreja São José Operário.

Sala de reuniões , 16 de junho de 2009

Justificativa ao lado existe a escola municipal Dr. Kleber Vasques Filgueiras, e o trânsito no horário da saída das aulas é caótico colocando em risco a vida dos alunos.

Gilberto Luiz dos Santos

REQUERIMENTO 222/09

SENHORA PRESIDENTE,

O vereador que a esta subscreve de v.exa; após tramitação legal ao Plenário,encaminhar ofício ao Sr. João Madalena, secretário de obras , solicitando
O que se segue :
- Reforma urgente na ponte do barro preto, com urgência reiterando á pedidos anteriores;

Rede de esgoto com urgência na rua José Oreine Teixeira, as manilhas já se encontram no local ;

Limpeza com urgência no córrego do lenheiros – Tejuco ;
O peração tapa- buraco nas rua do bairro do Tejuco;

Sala de reuniões 16 de junho de 2009
Gilberto Luiz dos santos (VEREADOR)



Comunicado: Programa Minha Casa Minha Vida


A Prefeitura Municipal de São João del-Rei comunica à população que os interessados no cadastramento no Programa Minha Casa Minha Vida deverão comparecer impreterivelmente no dia previsto para atendimento portando a senha recebida e a documentação prevista (conforme solicitado na própria senha).

Portanto, o candidato (ou procurador) só poderá ser atendido e cadastrado se comparecer no dia e horário marcado, com a senha e com a documentação completa.

Agradecemos a compreensão e o entendimento.
Secretaria de Governo, Articulação Comunitária e Esportes

Cláudio Braga
Assessoria de Imprensa
________________________________________


SECRETARIA DE OBRAS INFORMA

Está sendo feito serviço de colocação de 100 manilhas de 0,60 de rede pluvial, na rua José Oreine Teixeira com colocação de caixa para captação de água, bueiro e posterior pavimentação asfáltica. Previsão para termino da obra 1° de julho.

-Recuperação de bueiras e tapa buraco na r Bento das chagas nas Águas Férreas.
-Dará início dia 22 de junho feira, colocação de 60 manilhas de 0,40 para captação de água pluvial e colocação de 8 manilhas de 0,80 e 0,30 e na rua Jatobá.
-Serviço já concluído de colocação de 20 manilhas de 0,30 e calçamento na rua do Ouro.
- Colocação de 20 manilhas de 0,20 para captação de água pluvial e colocação de 2 tampas de bueiros.
-colocação de 2 caixas d”água de fibra no mercado municipal.
Assessoria de Imprensa


Prefeitura terá que reduzir o número de cargos comissionados

Os cargos comissionados da administração municipal de São João del Rei serão reduzidos de acordo com o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado na última segunda-feira, 15, entre a prefeitura e o Ministério Público (MP). O TAC estipula que este número não ultrapasse 10% do número total de servidores efetivos e esta determinação deverá ser cumprida até o dia 31 de julho.De acordo com o promotor responsável pelo termo, Rodrigo Ferreira de Barros, no último levantamento que a prefeitura encaminhou ao MP, em janeiro deste ano, o município tinha 249 cargos comissionados. Quanto ao número de funcionários efetivos o promotor aguarda o levantamento da prefeitura para saber com exatidão a quantidade de comissionados que deverão ser demitidos.Segundo o procurador geral do município, Paulo Jorge Procópio, os 249 cargos que constam no termo não representam a real situação do município. "Na verdade os cargos comissionados da prefeitura são bem menores. Os funcionários da Secretaria de Educação, como diretores e vice-diretores que são nomeados de carreira também estão nesta lista. Ou seja, não deveriam constar nela", explicou. Devido a esta inconsistência, Procópio afirma que a exoneração de 27 cargos comissionados já normaliza o termo.Porém, em levantamento que a reportagem do jornal fez no IMP e nos recursos humanos da prefeitura, Damae e secretaria de Saúde (veja quadro abaixo), a administração teria que demitir quase 80 comissionados.
Funcionários
Damae
Efetivos - 120
Estáveis - 22
Comissionados – 35
Contratados – 43

Instituto Municipal de Previdência (IMP)
Efetivos - 7
Comissionados - 5

Prefeitura
Efetivos - 993
Estáveis - 110
Comissionados - 151

Secretaria de Saúde
Efetivos - 331
Estáveis - 18
Comissionados - 32
Contratados - 2
Processo seletivo - 173
Outros - 73

Total
Efetivos - 1.451
Estáveis - 150
Comissionados - 223
Contratados - 45
Processo seletivo - 173
Outros - 73
Fonte: Prefeitura, Damae, IMP e Secretaria de Saúde

PRATICASAREAL
A SUA CASA

CASAS EM CONCRETO A SUA CHANCE DE SAIR DO ALUGUEL ADGUIRA JÁ SUA CASA PRÓPRIA SÃO MAIS DE 25 MODELOS
WWW.PRATICASAREAL.COM.BR TEL (32)9125-5625 (32) 3371-9929 VISITE A CASA MODELO AV. 31 DE MARÇO, 8844 SJDR


PRIMEIRO DIA DO INVERNO

21 de junho Primeiro dia do inverno - Hoje é 21 de junho de 2009 é o primeiro dia do inverno, apesar de já estarmos vivenciando com baixas temperaturas nos últimos dias.Pois bem pra ser mais detalhado a estação do inverno de 2009 começou às 2h45min deste domingo . Algumas previsões dao conta de que a partir de terça feira é que as temperaturas deverão baixar muito , principalmente na região sul do país, podendo ter também temperaturas mais amenas . E bom já preparar aquele casaco quentinho ou melhor ir às compras antes que baixe muito a temperatura , pois os preços começam a ficar salgado.Há quem diga que gosta da estação do inverno , gosta de frio . Pode até ser pra algumas coisas, mas na hora de digitar as coisas complicam os dedos ficam meio lentos, sem falar de muitas outras coisas que ficam complicado fazer durante o frio.Ou frio ou calor nada passa da psicologia de cada um.Curta bem o primeiro dia de inverno, é e claro o restante também



Reginaldo Lopes traz escola técnica federal para São João


No sábado,dia 20, às 9 horas, aconteceu, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de São João del-Rei, o lançamento do Concurso Público para contratação de professores. Em seguida, houve a assinatura do Projeto de Lei de Cessão do CAIC para o IFET.
Para tanto, estavam presentes, à solenidade, as seguintes autoridades:
- Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais (IFET), Mário Sérgio Costa Vieira
- Deputado federal Reginaldo Lopes, presidente do PT-MG
- Prefeito de São João del-Rei, Nivaldo José de Andrade
E vereadores .
Reforçando seu compromisso com a Região das Vertentes, após quase três anos de articulação, o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) consegue a liberação do concurso para contratação de professores para o campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais (IFET), o antigo Cefet, em São João del-Rei. Todas as intermediações foram realizadas juntamente com o reitor Mário Sérgio Costa Vieira, que esteve em Brasília, com o deputado, por diversas vezes, tentando viabilizar o que, agora, é uma realidade. Os cursos profissionalizantes se iniciarão no segundo semestre deste ano.
Inicialmente serão três cursos: Técnico em Enfermagem, Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Informática. “Estamos iniciando uma grande cruzada em prol do ensino técnico nesta região. Este é, apenas, o primeiro passo. O que sonhamos e vamos conseguir para o IFET (antigo Cefet) é o mesmo que alcançamos com a UFSJ, que, de nove, passou para 44 cursos e, de 495, ampliou par 2.650 vagas”, assegurou Lopes.
“Depois da Universidade Federal, o IFET é a maior conquista de São João del-Rei e região. Trata-se de uma conquista com repercussão no presente e no futuro”, comentou o deputado. E acrescentou: “A cidade se consolida como um pólo educacional na região. Quero, agora, contribuir para a mudança do Ensino Médio no Brasil. É lamentável que o Ensino Médio, no País, não forme os nossos jovens para a vida, para o trabalho. Esse atual modelo pedagógico faliu, não dialoga com ninguém. O que nós queremos é estar implementando, em São João, através do IFET, o modelo que defendemos para o Brasil, ou seja, um Ensino Médio concomitante com a formação técnica.”
A Vereadora Aparecida M dos santos esteve presente onde também representou a Presidente da camâra (jânia Costa)
Ficou muito feliz com o evento onde irá trazer mais desenvolvimento para a nossa cidade no sentido de mais emprego e oportunidades de formar mais joven




A ARTE DE ENVELHECER

Viva, viva, viva o momento presente.
Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje.
Observe-se o bastante para não se enganar sobre si mesmo.
Corrija as suas falhas com diligência e coragem.
Ria de si mesmo.
Seja equânime e justo.
Seja verdadeiro e cuidadoso com as pessoas.
Dê sem pensar em retorno, nunca.
Prepare-se para ser o professor em vez do aluno.
Tenha compaixão pelo sofrimento alheio.
Sempre tente ajudar.
Sua linguagem agora é a paciência.
Mesmo que não queira, ela nasce numa determinada idade...
Limpe o seu carma e o de sua família praticando boas ações e dedicando o mérito para o beneficio de todos os seres;
Assim você estará preparando o seu futuro, sua velhice, sua madurez.
Prepare-se para morrer um dia,
Pergunte-se o que vai responder quando for indagado:
“- O que você tem para nos mostrar da sua vida?”
porque você será indagado, seja ateu ou devoto.
Você dará vários nomes a isso. Essa energia:
Buda, Cristo, Deus, Energia, Vida, Mente, Psique, Eu mesmo.
Mas ela estará lá, dentro ou fora de você, como sempre esteve e estará.
Observe a natureza:
Tudo nasce, tudo morre, tudo tem um ciclo.
Viva os seus ciclos com paixão, sem medo.

É a sua Vida!!!


LIÇÃO DE VIDA
Um belo dia de sol, Sr. Mário, um velho caminhoneiro
chega em casa todo orgulhoso e chama a sua esposa
para ver o lindo caminhão que comprara
depois de longos e árduos 20 anos de trabalho.
Era o primeiro que conseguia comprar
depois de tantos anos de sufoco e estrada.
A partir daquele dia, finalmente seria seu próprio patrão.
Ao chegar à porta de casa,
encontra seu filhinho de seis anos,
martelando alegremente a lataria do reluzente caminhão.
Irado e aos berros pergunta o que o filho estava fazendo e,
sem hesitar, completamente fora de si,
martela impiedosamente as mãos do garoto,
que se põe a chorar desesperadamente sem entender o que estava acontecendo.
A mulher do caminhoneiro corre em socorro do filho,
mas pouco pôde fazer.
Chorando junto ao filho,
consegue trazer o marido à realidade,
e juntos levam o garoto ao hospital para cuidar dos ferimentos provocados.
Passadas várias horas de cirurgia,
o médico desconsolado e bastante abatido,
chama os pais e informa que as dilacerações foram de tão grande extensão,
que todos os dedos da criança tiveram que ser amputados.
Porém, o menino era forte e resistia bem ao ato cirúrgico, devendo os pais aguardá-lo no quarto.
Ao acordar, o menino ainda sonolento
esboçou um sorriso e disse ao pai:
-Papai, me desculpe. Eu só queria consertar seu caminhão, como você me ensinou outro dia. Não fique bravo comigo.
O pai, enternecido e profundamente arrependido,
deu um forte abraço no filho e disse que aquilo não tinha mais importância.
Não estava bravo e sim arrependido de ter sido tão duro com ele
e que a lataria do caminhão não tinha estragado.
Então o garoto com os olhos radiantes perguntou:
- Quer dizer que não está mais bravo comigo?
- É claro que não! – respondeu o pai.
Ao que o menino pergunta:
- Se estou perdoado papai, quando meus dedinhos vão nascer de novo?

Nos momentos de raiva cega, machucamos as pessoas que mais amamos,
e muitas vezes não podemos “sarar” a ferida que deixamos.
Nos momentos de raiva, tente parar e pensar em suas atitudes,
a fim de evitar que os danos seja irreversíveis.
Não há nada pior que o arrependimento e a culpa.
Pense nisto!

0 comentários