JORNAL O PROGRESSO
CNPJ 07.527.960/0001-53
RUA JOSÉ ALVES DE ABREU, N 20, TEJUCO
TELEFAX(32) 33734311 ou (32) 84244418
email: jornaloprogresso@bol.com.br ou robertoviriato@gmail.com
PARA LER AS NOTÍCIAS : ACESSE A PESQUISA GOOGLE JORNAL O PROGRESSO SÃO JOÃO DEL REI MG
SINDICALIZADO NO SINDIJORI REG. 435 ( SINDICATO DE JORNAIS DE MG )
INSCRIÇÃO MUNICIPAL: 4585505
INSCRIÇÃO ESTADUAL ISENTO
Postado por Roberto Viriato | | | 0 comentários »

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI


AVISO DE CONCORRÊNCIA 002/2009


OBJETO: Contratação de pessoa jurídica para exploração comercial de cantina e lanchonete no Campus de Sete Lagoas da UFSJ, conforme Edital à disposição dos interessados, na Comissão Permanente de Licitação da UFSJ pelo telefone: (32) 3379-2307, ficando designado o dia 10 de julho, às 14h, para a abertura dos envelopes habilitação e proposta.

VERA LÚCIA MENEGHINI VALE
Presidente da Comissão Permanente de Licitação


Ginásio Santo Antônio completa 100 anos

Uma das mais belas páginas da história da Educação em São João del-Rei está fazendo centenário. No último 1º de maio, religiosos franciscanos, estudantes, pais e educadores mineiros comemoraram os 100 anos de inauguração do Ginásio Santo Antônio, tradicional colégio franciscano, que existiu em São João del-Rei, de 1909 até 1972, e que foi a base para a fundação, nos anos cinquenta, do Colégio Santo Antônio de Belo Horizonte, um dos mais conceituados educandários do país.
A história, que marcou a vida de muitas gerações de são-joanenses e de estudantes vindos de várias partes do Brasil, começou em 1904, com a chegada a São João del-Rei de frades holandeses que, numa cidade tradicionalmente católica e admiravelmente barroca, decidiram construir um colégio para estudantes internos. Depois de muito esforço e de ajuda da comunidade e do clero local, eis que numa manhã ensolarada de maio, era inaugurado o Ginásio Santo Antônio, o mesmo prédio de influência arquitetônica européia que abriga hoje o campus Santo Antônio da UFSJ. A formação integral da juventude nos ideais franciscanos, de respeito máximo à dignidade humana, era adicionada a uma sólida formação nas disciplinas ensinadas com rigor. No início, a maior parte dos estudantes vinha de cidades menores e de fazendas, muitos deles trazidos a cavalo pelos frades, que compunham o grupo dos internos. Os demais estudantes do colégio eram são-joanenses, que compunham a turma dos externos. No Ginásio, encontravam o carinho, a educação e o saber, regados a muitos passeios, incentivo aos esportes, banda marcial e outras atividades que completavam uma sólida formação cultural e humanística. Vários expoentes em diversas áreas freqüentaram as antigas carteiras do Ginásio Santo Antônio. Só para citar alguns mais ilustres: Tancredo Neves, o grande estadista brasileiro, e João Guimarães Rosa, considerado um dos grandes nomes da literatura mundial. A experiência pedagógica dos religiosos teve um resultado positivo. Em 1950, os frades de São João del-Rei inauguraram em Belo Horizonte o Colégio Santo Antônio, inicialmente dedicado ao ensino do científico (similar ao ensino médio atual). Em 1968, um incêndio acidental destruiu uma parte do prédio e fez com que, quatro anos mais tarde, o Ginásio fechasse suas portas em São João del-Rei. Sem condições de reconstruir o que o fogo consumiu, os franciscanos decidiram repassar o edifício à Prefeitura Municipal, numa negociação que envolveu o governo mineiro. Estava criada a Fundação Municipal de São João del-Rei, instituição de ensino superior que deu origem à UFSJ. “As marcas do Ginásio Santo Antônio, em termos educacionais e culturais, são ainda muito fortes nesta cidade. A UFSJ deve muito ao trabalho desses abnegados educadores que não mediram esforços, fundaram este colégio e educaram gerações”, define o reitor da UFSJ, professor Helvécio Luiz Reis.
Em preto e branco

Para marcar os 100 anos do extinto Ginásio, o Colégio Santo Antônio de Belo Horizonte realiza, até outubro, uma intensa programação, com importantes eventos culturais e sociais. Um deles ocorreu dia 26 de maio, quando cerca de 200 estudantes, professores, diretores e funcionários do colégio vieram conhecer in loco onde toda história começou. Na UFSJ, foram recebidos pelo professor são-joanense, Abgar Campos Tirado, que é o principal pesquisador da história do extinto Ginásio, e pelo técnico-administrativo, Luiz Antônio Ferreira, que trabalha no Setec e guarda parte da memória franciscana em São João del-Rei. Ex-estudante do Ginásio, Ferreira, há pouco mais de 15 anos, ganhou do frei Justino Burgers, negativos com antigas fotos do acervo dos franciscanos e voluntariamente se prontificou a scannear a coleção de antigos álbuns, compondo um acervo digital. O trabalho é feito com dedicação e paciência, e o técnico da UFSJ afirma ter armazenado um terço das cerca de duas mil fotos. São imagens em preto e branco, de fatos marcantes da vida do Ginásio, como os desfiles de setembro, piqueniques, domingos de futebol



Departamento de trânsito informa:

O Prefeito Nivaldo Andrade juntamente com o Secretário de Planejamento José Egídio e o chefe do Departamento de Trânsito Waldo, estiveram no dia 9 de junho (terça-feira) no cruzamento da saída do trenzinho na Caieira realizando estudos para a melhoria do trânsito naquele local e outras localidades da cidade.
Segundo José Egídio, aquele cruzamento é o mais crítico da cidade e é preciso uma solução imediata.
O chefe do Departamento de Trânsito, Waldo, informou que serão colocados sinais de trânsito em cinco pontos daquela localidade, além da proibição de estacionamento e colocação de faixas de pedestre.
Serão feitos também passagens de nível no prolongamento da Rua Professor Mário Mourão Neto, rebaixamento sob o pontilhão do antigo matadouro para dar acesso de veículos a Av. Santos Dumont.
Serão instalados também sinais nos seguintes locais:
- em frente a Igreja de São José;
- Av. Tiradentes com Ministro Gabriel Passos;
- Balbino da Cunha com Ministro Gabriel Passos;
- Paulo Freitas próximo ao Posto Central;

Dentro de 90 dias os sinais já estarão em funcionamento.
Cláudio Braga
Assessoria de Imprensa



Dieta rica em antioxidantes pode melhorar fertilidade do homem, diz estudo


Uma baixa ingestão de frutas, legumes e verduras pode levar à baixa capacidade reprodutiva do homem, segundo estudo realizado na Espanha.
Cientistas das Universidades de Múrcia e de Alicante concluíram que a presença dos chamados antioxidantes nestes alimentos melhoram a qualidade do sêmen, afetando positivamente os parâmetros de concentração de espermatozoides, e ainda sua morfologia e sua mobilidade.
Ao mesmo tempo, uma dieta à base de alimentos mais gordurosos pode produzir um efeito negativo na fertilidade masculina.
"Um estudo anterior nosso mostrou que homens que comem muita carne e laticínios gordurosos têm uma qualidade de sêmen inferior à dos que consomem mais frutas, legumes e laticínios desnatados", explicou Jaime Mendiola, da Universidade de Múrcia e principal autor da pesquisa, publicada na revista especializada Fertility and Sterility, da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva.
Suplementos Para o atual estudo, os cientistas analisaram 61 voluntários - 30 deles com problemas reprodutivos e os demais como grupo de controle.
"Observamos que nos casais com problemas de fertilidade que chegavam à clínica, os homens com melhor qualidade seminal consumiam mais verduras e frutas - portanto mais vitaminas, ácido fólico e fibras, e menos proteínas e gorduras - do que os homens com baixa qualidade do sêmen", afirmou Mandiola.O pesquisador admitiu, no entanto, que sua equipe ainda não chegou a uma conclusão sobre se seria suficiente para um homem com problemas de fertilidade ingerir suplementos vitamínicos, em vez de aumentar o consumo de legumes e frutas.
"Vamos realizar um estudo nos Estados Unidos, onde o consumo de suplementos é muito comum, para avaliarmos este aspecto", disse Mandiola.
Os antioxidantes são um dos grandes chamarizes das indústrias de cosméticos e suplementos alimentares, que alegam que essas substâncias têm a propriedade de combater os chamados radicais livres, moléculas de oxigênio altamente reativas que circulam pelo organismo e provocariam o envelhecimento celular. Em queda Cada vez mais estudos científicos indicam que a qualidade do sêmen humano e da fecundidade masculina vêm caindo nas últimas décadas.
Uma pesquisa realizada com homens europeus entre 2001 e 2008, pelo Instituto Valenciano de Infertilidade, os portugueses ocuparam o primeiro lugar da lista de qualidade do sêmen e sua capacidade de conceber um feto, seguido dos espanhóis.
Nos países do norte da Europa, como na Escandinávia, cerca de 40% dos jovens apresentam uma qualidade de sêmen inferior à recomendável para ser fértil.
"Os especialistas dinamarqueses estão estudando o assunto porque esses números são preocupantes", explicou Mandiola. "Os hábitos de vida podem estar muito relacionados com a qualidade do esperma e com os parâmetros da fertilidade em humanos." O pesquisador lembra ainda que a comunidade médica tem feito um esforço para aconselhar mulheres grávidas a evitarem a exposição a agentes tóxicos, que poderiam afetar a fertilidade do bebê na idade adulta.

AGRADECIMENTO

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, na pessoa do secretário Ralph Justino e a coordenadora Paula Bastone, agradecem o apoio deste órgão de imprensa ao projeto Estação da Música que aconteceu na praça da estação no último dia 6, sábado passado às 17:30h. Sem esse apoio não teríamos alcançado o grande sucesso que foi. Mais de 300 pessoas entre sãojoanenses e turistas vindos de diversas cidades prestigiaram e elogiaram a iniciativa do evento. Esperamos poder continuar contando com o apoio, pois todo primeiro sábado de cada mês estaremos realizando esse projeto com bandas locais.

ASSESSORIA DE IMPRENSA
Cláudio Braga




Alimentação é aliada no combate à dor crônica, diz nutricionista

A alimentação adequada pode ser um remédio para quem sofre de doenças crônicas como a fibromialgia, condição caracterizada por dores musculares e articulares generalizadas e que afeta de 2% a 4% da população, especialmente mulheres. Isso ocorre porque certos nutrientes são responsáveis pela síntese dos neurotransmissores (mensageiros cerebrais) associados à sensibilidade à dor e à sensação de bem-estar.Quem afirma é a nutricionista Camila Próspero, do Instituto do Coração (Incor), em São Paulo, que já presenciou a melhora de muitas mulheres com fibromialgia que receberam orientação nutricional em paralelo aos tratamentos convencionais para a doença.
Ela explica que um dos itens que não podem faltar no prato de quem sofre de dor crônica é o triptofano, aminoácido responsável pela síntese de serotonina. Ele é encontrado em alimentos como carnes magras, leite desnatado e banana.
Outro elemento importante nesse processo é o carboidrato. "É recomendável que 50% a 60% da ingestão calórica diária seja composta por carboidratos, presentes nas frutas, pães, batata e cereais, de preferência os integrais", diz. O açúcar pode até provocar uma sensação imediata de energia, mas o pico nos níveis de glicose no sangue depois leva à sensação de fadiga e moleza.
A nutricionista também recomenda a ingestão de alimentos ricos em magnésio (como espinafre, soja, caju, aveia e tomate), ácido fólico (laranja, maçã e folhas verdes), cálcio (leite, iogurte e queijos magros) e selênio (castanhas, nozes, atum e semente de girassol).
Vale lembrar que o efeito desses nutrientes não é imediato e a alimentação é apenas um dos pilares do tratamento. No caso de quem sofre de fibromialgia, comer adequadamente ainda é útil para combater o excesso de peso: "É comum os pacientes engordarem por causa dos remédios, ou pela falta de atividade física induzida pela dor", comenta a especialista.
A doença não tem uma causa definida. Pode ser provocada por distúrbios infecciosos, reumatológicos, neurológicos e mesmo psiquiátricos, como distúrbios de ansiedade. O tratamento é multidisciplinar e engloba medicamentos como antidepressivos e analgésicos, além de psicoterapia e atividade física. Ainda que seja difícil começar, o exercício é uma arma eficiente para o alívio da dor, como ressalta a fisioterapeuta Vivian Domit Pasqualin, do Grupo de Apoio ao Paciente com fibromialgia de Curitiba. "A atividade deve ser lenta e de curta duração, no início, mas precisa ser diária", ressalta."O exercício físico, especialmente o aeróbico, promove o aumento do fluxo sanguíneo e o relaxamento dos músculos, além de melhorar o sono e diminuir o peso do paciente, reduzindo a sobrecarga nas articulações", explica a fisioterapeuta. Em geral, ela indica cinco minutos diários de caminhada leve no início, e o tempo é aumentado progressivamente. Aos poucos, exercícios de alongamento e atividades passam a integrar o programa.



PRATICASAREAL
A SUA CASA
CASAS EM CONCRETO A SUA CHANCE DE SAIR DO ALUGUEL ADGUIRA JÁ SUA CASA PRÓPRIA SÃO MAIS DE 25 MODELOS
WWW.PRATICASAREAL.COM.BR TEL (32)9125-5625 (32) 3371-9929 VISITE A CASA MODELO AV. 31 DE MARÇO, 8844 SJDR


INDICAÇÃO DO VEREADOR GILBERTO LUIZ DOS SANTOS
INDICAÇÃO N 194/09
SENHORA PRESIDENTE


O VEREADOR QUE A ESTA SBSCREVE REQUER DE V.EX;APÓS TRAMITAÇÃO LEGAL AO PLENÁRIO ENCAMINHAR OFÍCIO AO SECRETÁRIO MUNICIPAL DE OBRAS JOÃ MADALENA ,SOLICITANDO-LHE PATROLAMENTO E ENCASCALHAMENTO,SITIODA PRAIA NA PONTE DO CÓRREGO GRANDE,SITUADO NO DISTRITO DEARCANGELO,EXTRADA QUE SEQUE PARA O CEDRO.
SALA DE REUNIÕES ,19 DE MAIO DE 2009

INDICAÇÃO N 204/09
SENHORA PRESIDENTE


O VEREADOR QUE A ESTA SBSCREVE REQUER DE V.EX;APÓS TRAMITAÇÃO LEGAL AO PLENÁRIO ENCAMINHAR OFÍCIO AO SR. PREFEITO MUNICIPAL,SOLICITANDO DO MESMO INSTALAÇÃO DE UM POSTE NA RUA EDGAR JOSÉ LUIZ 38-ÁGUAS FÉRREAS-TEJUCO.
SALA DE REUNIÕES ,19 DE MAIO DE 2009

INDICAÇÃO N 203/09
SENHORA PRESIDENTE


O VEREADOR QUE A ESTA SBSCREVE REQUER DE V.EX;APÓS TRAMITAÇÃO LEGAL AO PLENÁRIO ENCAMINHAR OFÍCIO AO SR. PREFEITO MUNICIPAL,JUNTO AO SR.SECRETÁRIO MUNICIPAL DE OBRAS,SOLICITANDO-LHE,O QUE SE SEGUE:
- 756M DE CALÇAMENTO PARA A RUA ALFREDO MOREIRA SOUZA –SR.DOS MONTES
- COLOCAÇÃO DE MATA-BURROS COM GRADES,NO DISTRITO DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE ,COMUNIDADE DE CAXAMBU E DO FÉ.
SALA DE REUNIÕES ,19 DE MAIO DE 2009

P-HOTTZ CONFECÇÕES
Acessórios •Femininas • Masculinas •
TRAVESSA LOPES BAHIA,37 C CENTRO SÃO JOÃO DEL REI
TEL 3371-7498



Câmara discute tarifa social

A concessão de tarifas sociais para o pagamento do IPTU e da tarifa de água e esgoto voltou as discussões na sessão da Câmara de Vereadores de São João del Rei. Mais uma vez, o executivo encaminhou leis pedindo a prorrogação do prazo para o pagamento da taxa.Os projetos de lei nos 5.651 e 5.656 foram apreciados e aprovados, por unanimidade, em primeiro turno, pelos vereadores na última terça-feira, 9. O primeiro prorrogava o prazo para pagamento do IPTU Social e dava outras providências. Já o segundo, prorrogava o prazo para o pagamento da tarifa social de água e esgoto. Ambos foram prorrogados para o próximo dia 30.Desde janeiro, o prefeito Nivaldo José de Andrade (PMDB) tem encaminhado projetos à Câmara, em um primeiro momento foi uma lei concedendo o benefício, posteriormente foram projetos solicitando a prorrogação de prazos já que o Ministério Público exige o cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado dia 8 de janeiro.O termo, elaborado pelo promotor Rodrigo Ferreira de Barros, autoriza as isenções e tarifas sociais desde que seja feito um estudo do impacto orçamentário financeiro do benefício no ano de início de sua vigência e nos dois anos seguintes demonstrando as medidas de compensação para conceder essas isenções.De acordo com Andrade, a contrapartida já foi apresentada. "A taxa social foi acertada na promotoria. Para o Damae, eu repassei R$250 mil e vou repassar mais R$250 mil dentro de 90 dias. Já o IPTU da prefeitura como já foi aumentado em 20% não vai haver problema na compensação", afirmou por telefone.Porém, o promotor disse que esse recurso repassado para o Damae foi para o benefício de isenção de tarifa de água e esgoto para os sanjoanenses carentes que participam do programa Bolsa Família. "O município não me apresentou a forma como a prefeitura ira compensar o beneficio da tarifa social do Damae. Por esse motivo, ele não poderá ser concedido", explicou. Já o IPTU, Barros disse ter recebido o estudo, mas ainda não o avaliou e não teria como dar um posicionamento do MP sobre o assunto.



Lixão de São João permanece irregular

"Fiquei muito impressionado com o que vi no lixão de São João del Rei. A precariedade do local é horrível. Já encaminhei para o departamento jurídico da FEAM o meu parecer e acredito que até o próximo mês sai a decisão se a cidade será penalizada pelas irregularidades encontradas", afirmou o analista ambiental da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM), Marcelo Ávila.
O promotor do Meio Ambiente, Antônio Pedro da Silva Melo, também está preocupado com a irregularidade do lixão. De acordo com o promotor, que esteve recentemente no local, o depósito apresenta irregularidades como presença de animais,lixo exposto a céu aberto e catadores no local. "Um dos fatores que mais me preocupa é a presença de catadores. O lixo hospitalar de São João del Rei é coletado em caminhões adequados, mas são depositados no lixão junto com os outros recolhidos na cidade. Lá existem seringas e outros materiais contaminados que podem machucar as pessoas que estão naquele local", explicou Melo.
O Ministério Público do Meio Ambiente de São João del Rei tenta há dez anos resolver o problema no município. "Desde 1999 os prefeitos de São João del Rei assinam Termos de Ajustamento de Conduta (TAC`s), nos quais se comprometem em solucionar o problema do lixão da cidade. Mas até agora quase nada foi feito. Em 2000, o então prefeito Carlos Braga, assinou um termo se comprometendo a cumprir 14 itens, mas somente três foram realizados", explicou. Ainda de acordo com o promotor, os termos que foram cumpridos são ações mínimas que todo município deve efetuar. "Um dos artigos que foram realizados trata da conservação da estrada de acesso ao lixão. Outro diz respeito ao uso de caminhões adequados para a coleta de lixo. E o terceiro trata do isolamento com arame farpado na área onde o lixo é depositado. Este último, por exemplo, não está sendo seguido completamente, pois podemos verificar a presença de vacas e cavalos no local", afirmou Melo.
Segundo o secretário de Política Urbana e Meio Ambiente, Fuad Carlos Maluf, um produtor rural das imediações do lixão coloca propositalmente o rebanho no local, para engorda. "O erro dos funcionários que ali trabalham foi não fazer um boletim de ocorrência junto a Polícia Militar relatando o fato. Eu não sabia que isto estava acontecendo. Agora já tomei as devidas providências para que isso não se repita", disse Maluf.
Uma das alternativas para minimizar o problema, foi um convênio celebrado entre a prefeitura e a Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) em janeiro de 2003. Neste acordo seria implantada a coleta seletiva de lixo na cidade de materiais recicláveis. "A prefeitura não cumpriu o acordo, mesmo tendo assinado um TAC com o Ministério Público para fornecer o material necessário para a implantação do sistema de coleta seletiva e o cumprimento do convênio", ressaltou o promotor.
O secretário Fuad Carlos Maluf, disse em entrevista, por telefone na última terça-feira, ao jornal Gazeta de São João del Rei que o lixão estava em perfeitas condições sanitárias e ambientais. Mas na última quarta-feira a reportagem do jornal esteve no local e verificou a presença de animais, lixo hospitalar exposto e, inclusive, barracos de lona onde residem algumas famílias. O secretário foi procurado novamente, por telefone, para falar sobre o assunto, mas até o fechamento da edição não retornou as ligações.

Fonte Gazeta de são João del rei



AGRADECIMENTO DA VEREADORA APARECIDA MARIA DOS SANTOS


DURANTE, ESTA MINHA EMPREITADA
PARLAMENTAR MUITO TENHO A AGRADECER, EM PRIMEIRO LUGAR A DEUS E DEPOIS AOS MEUS ELEITORES QUE AGUARDAM COM PACIÊNCIA OS RESULTADOS, POIS AS DIFICULDADES E OS PROBLEMAS QUE FAZEM PARTE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA A TORNAM LENTA. MAS O AMOR PELAS PESSOAS E A VONTADE DE TRABALHAR, VAI ME IMPULSIONANDO CADA VEZ MAIS PARA A LUTA QUE TENHO TRAVADO COM TODO CARINHO E RESPEITANDO CADA CIDADÃO QUE ME PROCURA.
GOSTARÍA DE SOLUCIOANAR TODOS OS PROBLEMAS, INDIVIDUAIS E COLETIVOS, QUE ABATEM O NOSSO MUNICÍPIO. SOFRO MUITO POR ISTO E VEJO QUE ÀS VEZES É COMPLICADO DETERMINADAS SITUAÇÕES, MAS NÃO IMPOSSÍVEL DE RESOLVER,E NÃO DEPENDE SOMENTE DA MINHA PESSOA QUERO NOVAMENTE AGRADECER O APOIO E DIZER ; O QUE ESTIVER AO MEU ALCANCE PODE TER CERTEZA QUE VOU FAZER, O QUE NÃO ESTIVER LUTAREI COM AS FORÇAS QUE DEUS ME DÁ PARA BUSCAR RESOLVER.

ABRAÇOS DE SUA VEREADORA APARECIDA MARIA SANTOS.




Município pede centro de especialidade no lugar de UPAPrefeitura alega alto custo de manutenção

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) construída em São João del Rei pelo Governo de Minas Gerais pode mudar a sua finalidade. A unidade foi construída originalmente para prestar atendimento de urgência e de emergência, mas a prefeitura está pleiteando que seja transformada em um Centro de Especialidades Médicas (CEM). O pedido partiu da prefeitura municipal da cidade, e foi encaminhado pelo prefeito Nivaldo Andrade e pelo secretário José Marcos de Andrade, através de dois ofícios à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. O primeiro em 8 de janeiro e o segundo protocolado no dia 12 de março, deste ano, solicitando a alteração no convênio assinado com o Estado.Segundo José Marcos de Andrade, a prefeitura passa por dificuldades financeiras e o gasto mensal com uma unidade de pronto atendimento será muito alto. "O grande problema é o custeio. Na realidade o valor mensal gasto com recursos humanos, equipamentos e material fica muito caro e a prefeitura não tem dinheiro", explicou. Além das dificuldades financeiras, o secretário defende que tecnicamente o Centro é o mais indicado para o local onde foi construída a unidade.Além disso, Andrade afirma que o Centro de Especialidades Médicas irá suprir as necessidades da cidade com relação á realização de consultas e exames mais complexos para a população. "Precisamos de um local mais equipado para atendimento de consultas e a estrutura do local seria ideal. Não teríamos um custo alto para manter o CEM já que se trata de atendimento pré-agendado. No caso da UPA implantaríamos o esquema de plantão o que eleva muito o custo. E mesmo com o pronto atendimento seria necessário manter os convênios com o Hospital e a com Santa Casa. A UPA não possui centro cirúrgico e UTI", defendeu. As Unidades de Pronto Atendimento são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências, por isso não possuem Centros Cirúrgicos e UTI´s, como os hospitais.A assessoria de comunicação da Secretária de Estado de Saúde afirmou que esses convênios para a construção de unidades de saúde, sejam elas Unidades de Pronto Atendimentos ou Centros de Especialidades Médicas, firmados com o Governo de Minas, partem de uma solicitação do próprio município e quando a administração municipal pede modificação do tipo de serviço é necessário um novo estudo para avaliar a viabilidade.A assessoria informou ainda que a resposta à solicitação do município vai ser divulgada para o secretário de São João. Ainda segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a decisão final sobre a destinação da unidade tem que levar em conta a posição da prefeitura já que ela tem responsabilidade importante na manutenção dos serviços de saúde que vão ser prestados no local.Além da falta de recursos financeiros, o ofício encaminhado pela prefeitura solicitando a mudança do objeto do convênio alega que o Hospital Nossa Senhora das Mercês e a Santa Casa de Misericórdia já prestam serviço de urgência e emergência na região e recebem mensalmente, cada instituição, o valor de R$ 60 mil.O documento também informa que a secretaria municipal não dispõe de transporte sanitário adequado para transferir os casos mais graves para os dois hospitais, após o atendimento pré-hospitalar, e que a estrutura física das unidades especializadas possuem espaço físico inadequado o que reforça a necessidade da implantação de um Centro de Especialidades.A obra de infraestrutura da UPA foi encerrada em dezembro do ano passado. A unidade, localizada no Bairro Caieira, tem uma área construída de mais de 2 mil m². O valor total do contrato, segundo assessoria do Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais, foi de pouco mais de R$3 milhões.
Nota técnica
Obra – Construção da Unidade de Pronto Atendimento Municipal (UPA)
Data ordem de início – 6 de março de 2006
Valor total do contrato – R$3.028.919,02
Área construída – 2.213,46m²
Fonte: Departamento de Estado de Obras Públicas
SÃO JOÃO DEL REI É CENÁRIO DE NOVO FILME
Em nome da produção do documentário Máscaras do Brasil, tenho o prazer
de comunicar-lhe do encerramento das gravações em sua cidade, o que
faço manifestando também meus sinceros agradecimentos ao elenco de
atores de São João del Rei, em especial o ator e professor Roberto
Vieira e a atriz Milena Lopes. Sem esquecer do produtor JP Guimarães,
um profissional do mais alto gabarito.

Maiores informações:
máscarasdobrasil.blogspot.com
máscarasdobrasil@gmail.com

Atenciosamente,

Zeca Valadares
Jornalista e Produtor
Reg. Prof. 01348/GO
61 - 8539.6667



Igreja Católica quer evitar divulgação de documentos judiciais sobre abuso
Nova York, 12 jun (EFE).-

A Igreja Católica pediu hoje ao Supremo Tribunal do estado americano de Connecticut para que reconsidere sua decisão de permitir que milhares de documentos judiciais sobre supostos casos de abusos sexuais cometidos por sacerdotes venham a público, informou hoje a diocese de Bridgeport em seu site.
Em maio, este tribunal decidiu que as mais de 12 mil páginas de documentos relacionados a processos judiciais enfrentados por seis membros do clero local poderiam ser divulgados, como pediam os jornais "The New York Times", "The Washington Post" e "The Boston Globe"."Essa decisão desperta preocupações significativas e merece ser revisada pela totalidade dos integrantes do tribunal" e não apenas parte deles, argumenta a diocese no recurso de apelação apresentado hoje.Os documentos pedidos pelos veículos de imprensa correspondem a 26 processos apresentados contra seis sacerdotes acusados de terem abusado sexualmente de menores na diocese de Bridgeport e cujos casos foram resolvidos em 2001.Os jornais querem ter acesso a essas informações para saber qual foi a atitude do cardeal Edward Egan, então bispo de Bridgeport, diante das acusações apresentadas contra seus sacerdotes.
Egan foi bispo dessa diocese entre 1988 e 2000, e quando abandonou o cargo para liderar a arquidiocese de Nova York, foi acusado de não ter comunicado às autoridades sobre as queixas recebidas em relação a seus sacerdotes e de deixar que seguissem com seus trabalhos frequentes.
Para a diocese de Bridgeport, a decisão judicial que permite a divulgação dos documentos viola a privacidade e os direitos constitucionais dos envolvidos.
UOL Notícias

0 comentários